Como preparar lentilhas germinadas

Laís Lara Vacco
Rica em Fibra
Published in
2 min readApr 28, 2023

--

Além da textura mais crocante que as lentilhas germinadas acrescentam no prato, esse é um alimento nutritivo, com uma quantidade elevada de fibras, proteínas e outros nutrientes.

100g rende o suficiente para meu parceiro e eu ficarmos bem satisfeitos em uma refeição. Comemos ela crua para manter todos os nutrientes, geralmente como acompanhamento em pratos salgados. Fica uma delícia com manga, salada ou até mesmo em sanduíches.

O toque especial é o processo de preparo, que acaba servindo como prática de atenção. Assim como fermentar aveias, o processo de germinação exige um pouco de paciência, pois leva cerca de 2 dias para o broto começar. E é preciso atenção para lembrar de 'regá-la' todos os dias.

Material necessário:

  • Vidro de conserva vazio;
  • Tecido voil ou tule para cobrir o vidro;
  • 1 elástico de escritório.

Ingredientes:

  • 100g de lentilha (ou a quantidade que desejar)
  • Água filtrada

Como germinar:

  1. Coloque as sementes de lentilha em um vidro de conserva limpo.
  2. Adicione água cerca de 4 dedos acima da lentilha.
  3. Feche com o tecido e deixe de molho por uma noite.
  4. Após esse período, retire toda a água e coloque o vidro deitado ou inclinado em um suporte como aqueles de seca louça. É importante essa posição para favorecer que o ar entre no pote e a água saia.
  5. Regue a lentilha adicionando água em todo o pote até ela encharcar. Depois escorra toda essa água. Repita esse processo ao menos uma vez por dia (ou mais, dependendo do calor).

Pronto!

Consuma quando começar o brotinho e em no máximo 1 ou 2 dias.

--

--